BALANCO.jpg

BET

BET é uma cena curta de 25 minutos. Primeiro trabalho do NOVO Coletivo. Nasceu dentro de um projeto de pesquisa, unindo os desejos dos criadores envolvidos. A ideia inicial era estabelecer as relações existentes entre o teatro físico e a palavra. A ideia se desdobrou em um texto autoral e uma direção de movimento trazida pelo diretor.

 

Sobre a cena

A partir de referências de dança-teatro e textos literários, BET foi construída. Sem o estabelecimento de personagens, a proposta buscava colocar em cena arquétipos que em relação direta refletiam e discutiam sobre o tempo presente. A cena unia linguagens e apresentava uma história não linear, de arquétipos em relação de jogo cênico, com humor, leveza e reflexão. 

 

A dramaturgia seguia três linhas de pensamento sobre o tempo: a filosófica, a científica e a oral. O cruzamento dos pontos de vistas levantava coerências e contradições e fazia relação direta com o cotidiano para tentar estabelecer com o público uma comunicação e uma identificação.

 

BET estreou em novembro de 2016, no teatro de bolso do SESC Palladium, em Belo Horizonte/MG.

 

Sinopse reduzida

O tempo presente não é um meio, um obstáculo ou um inimigo. Ele é fugaz. Três arquétipos. Três pontos de vistas sobre o tempo.

Sinopse

O tempo presente não é um meio, um obstáculo ou um inimigo. Ele é fugaz e manifesta-se em momentos tão raros que se torna algo intocável e imaterial. A postura humana, vulnerável frente a uma realidade cada vez mais difícil de compreender e dominar. Três arquétipos: um filósofo, uma mística, um médico. Três pontos de vista sobre o tempo. As distintas realidades de cada um, atuando em lapsos, de maneira não linear, convidando o espectador a uma dança de jogos temporais e psicológicos.

 

Ficha Técnica

Direção Guto Martins

Dramaturgia André Senna e Bruno Figueroa
Elenco André Senna, Bruno Figueroa e Ingrid Medina

Iluminação Paulo Maffei
Trilha Sonora Igor Aires

Direção de Vídeo Igor Aires 

Orientação Cênica Rita Clemente
Orientação Dramatúrgica Nina Caetano
Programação Visual André Senna

Cenografia e Figurino NOVO Coletivo
Fotografia Daniela Duarte

Idealização e Produção NOVO Coletivo

Realização SESC Palladium (BH/MG)

© 2020 NOVO Coletivo. Todos os direitos reservados